1º Encontro Gourmet – Aulas, Degustações e Workshops

o 1º Encontro Gourmet além das degustações, e stands dos patrocinadores também contou com muitas aulas e workshops:

– Harmonização de Cervejas Baden Baden
– Workshop Utilplast
– Workshop Fotografia e Food Design
– Workshop com Escola de Padaria Fleishmann
– Aula Rap 10 Pulman
– Aula de Massa com molho de Café
– Workshop Degustação de Queijos Cruzilia
– Workshop de Gastronomia Molecular
– Degustação Cau Chocolates
– Workshop Drinks de Verão com Ades
– Tendências Sadia Food Services – Food Trends
– Workshop de Café 3 Corações
– Aula Show Risoto

Desses vou contar um pouco dos que tive oportunidade de participar:

– WORKSHOP UTILPLAST

A Convite da Utilplast, uma das mais tradicionais lojas de utensílios para a casa da cidade de São Paulo, a equipe de blogueiros do Cozinha Pequena – Leandro, Débora e Renata – preparou prá gente, uma delícia de receita: Fricassé de legumes à moda Thai, uma receita típica francesa, com um toque tailandês. Eu particularmente achei uma delicia. Para quem quiser se arriscar, segue a receita:

Ingredientes:

•Curry (pasta base para temperar);
•2 colheres (sopa) de óleo de canola;
•1 xícara (chá) de Cenoura cortada em rodelas finas, cortadas em quatro para formar pequenos triângulos;
•1 xícara (chá) de pimentão vermelho cortado em tiras finas;
•1 xícara (chá) de mini milho picados em pedaços de aproximadamente 1,5 cm;
•1 xícara (chá) de maçã verde picada em cubinhos pequenos;
•1 xícara (chá) de Cogumelos (shitake) cortados em fatias finas;
•1 xícara (chá) de Vagem fina;
•1 xícara (chá) de Brócolis (tipo ninja) separados em floretes, ligeiramente cozidos “al dente” antecipadamente;
•1 colher (sopa) de coentro picado;
•1 tablete de golden curry;
•Caldo de legumes quanto baste (aproximadamente 2 xícaras);
•400 ml de Leite de coco

Para o curry (pasta base para temperar)

•1 cebola;
•2 dentes de alho;
•2 colheres (chá) de garam-massala;
•2 tomates sem pele e sem sementes;
•4 colheres (sopa) de coco ralado;
•2 colheres (sopa) de óleo de canola;
•1 colher (chá) de molho de pimenta Sriracha;

Pique todos os legumes e reserve. À parte, leve todos os ingredientes do curry ao processador e bata bem até formar uma pasta homogênea. Reserve. Leve uma panela ao fogo para aquecer. Junte um fio de óleo e junte a pasta para refogar por dois a três minutos. Junte a cenoura e uma concha de caldo, e deixe cozinhar por 3 minutos. Acrescente o leite de coco e vá juntando os demais legumes, na seguinte ordem: pimentões, mini milho, maçã verde, cogumelos, vagem e brócolis, acrescentando mais caldo de legumes se necessário. Finalize com o coentro picado e sirva imediatamente.

Fonte: Blog Utilplast

– WORKSHOP DRINKS DE VERÃO COM ADES

Nesse workshop, a Monalisa Cavallaro do Blog O Diário de Receitas Sem Lactose nos passou umas receitas super bacanas com Ades. Eu nunca tinha pensando nisso antes e confesso que me surprendi ! Tinha receita com Ades Zero de Pêssego, hortelã e pedacinhos de morango, outra com Ades de Manga, picolé de limão e frutas vermelhas e as minhas escolhidas para compartilhar a receita com vocês:

Suco de Ades e cupuaçu

– 1 xícara de leite de soja Ades
– 100 gr. de polpa de cupuaçu
– 1 colher de sopa de açúcar (ou adoçante à gosto)
– 10 gr. de manjericão (aproximadamente 1 colher de sopa)

Para as duas receitas, é bater tudo no liquidificador

Suco de Ades de Abacaxi e Agrião

– 2 xícaras de Ades Abacaxi
– 6 folhas de Agrião (variações: couve, alecrim)
– Hortelã

Outra dica legal que ela passou é de fazer gelatina de Ades, juntando Agar Agar… vou experimentar.

 

– TENDENCIAS SADIA FOOD SERVICES – FOOD TRENDS

Essa palestra com a gerente de marketing da Sadia Food Services Tatiana Lanna nos mostrou um pouco das tendências que vamos ver no universo da Gastronomia. Muita idéia vinda de fora do país com a proposta de valorizar o que é típico do país, a “Cozinha de Raíz” fazendo moda (nós que somos da confeitaria já estamos acostumados com as brigaderias, por exemplo).

Outras coisas legais que podemos já ir pensando no que se refere a Confeitaria são:

– Releituras: imagine algo clássico feito de uma maneira diferente – veja o exemplo do próprio brigadeiro que hoje é gourmet, essa é uma tendência super interessante de se pesquisar…

– Desconstrução: Já viu aquelas receitas que utilizam os mesmos ingredientes mas feitos com texturas e formas diferente? É isso… eu particularmente costumo ver esse tipo de abordagem para comidas salgadas, mas seria legal também ver nos doces

– Food and Art: Os pratos inspirados em arte. Para isso podemos até lembrar do que foi feito pela Conceição bem casados e mostrado no Casar 2012.  Alguns deles eram expostos com tecidos criados com exclusividade pela designer de tecidos Roberta Gabriel, utilizando as obras do pintor Gustavo Rosa no tecido, como mostrei aqui.

– Tea and light drinks: Já estamos vendo muita coisa de chá e light na Confeitaria… mais uma coisa a ser muito explorada.

Muito legal né? As idéias que podemos tirar dessas tendências são infinitas !

 

– WORKSHOP FOTOGRAFIA E FOOD DESIGN

Bom, para quem acompanha o blog já deve ter percebido que sou amante não só da Confeitaria, mas também da Fotografia.

Eu tenho muita coisa legal para compartilhar com vocês, e algumas delas são técnicas de fotografia na culinária. Claro, que sou uma aprendiz, mas acho que qualquer ajuda nessa área é válida né?

E esse workshop que contou com as presenças da Ariana Lima e do Gabriel Bertoncel, ambos da E3 Fotografia e também do chef e blogueiro Fernando Pulcino, propos justamente isso: nos mostrar que mesmo com muito pouco é possível fazer belas fotos de comida.

Imaginem que com a ajuda de uma simples lanterna, dois espelhinhos de maquiagem e uma escova de dentes você consegue produzir uma linda foto… Vocês duvidam? Olha só o resultado:

Os espelhos servem para rebater a luz no prato (natural ou artificial). A escova de dentes você usa para espirrar gotas de água no alimento – isso dá frescor a sua foto. Já a lanterna vai servir para iluminar um ponto do prato.

Finalmente, quando fizer uma composição pense em: Equilíbrio – Unidade – Foco – Fluxo – Estética. Não basta só colocar os talheres, o prato, o copo na mesa e clicar… é importante levar estas características em consideração também.

 

– WORKSHOP DE GASTRONOMIA MOLECULAR

E finalmente, o workshop de Gastronomia Molecular. Para quem é fã do quadro do “O Mago da Cozinha” do Fantástico com o chef Felipe Bronze vai adorar as dicas passadas pela chef Daniella Padalino da Banqueteria Nacional

glucanato e alginato – com essa mistura ela mostrou a esferificação de um creme de jabuticaba. Uma delícia ! Para quem lembra, O Mago da Cozinha usou essa técnica para fazer o brigadeiro e o sagu sem sagu, muito legal…

 

Transglutaminase – basicamente é uma cola de proteínas. Com essa “cola” você pode, por exemplo, substituir os incovenientes palitos do bifê a role e fazer a “colagem” das proteínas utilizadas na preparação. Ou você pode inovar e fazer rolinhos que resultarão num prato super diferente, como o mostrado por ela, um medalhão de camarão servido com bobô e azeite de dendê em pó.

Maltodextrina – utilizada para transformar líquido em pó. Imaginem nós confeiteiras transformando chocolate branco ou nutella em um pó. Adorei ! A Dani utilizou a maltodextrina para fazer o azeite de dendê em pó.

 

Ufa ! E foi isso… espero que vocês tenham gostado e que aproveitem as dicas para serem também as “Magas e Magos Confeiteiros na Cozinha”.

#ficaadica
Post Anterior
Próximo Post

Veja também