3 junho 2012

A origem do bolo

Voltando a série “A origem”, queria primeiro perguntar: O que te vem a cabeça quando pensa em bolo. Acho que tudo vai depender da situação: uma noiva, claro que vai pensar no bolo do casamento. A criança vai pensar no próximo bolo de aniversário. Os estressados de plantão provavelmente vão pensar naquela fatia de bolo de chocolate com aquele recheio beeem doce (na TPM fazem milagres  – as girls vão me entender, rs) , já uma pessoa  relax provavelmente vai pensar naquele bolinho de fubá prá tomar com aquele cafezinho… Enfim, não importa, o bolo faz parte das nossas vidas de uma forma ou de outra.

Nas minhas pesquisas pelo google, achei várias definições para a origem.  A explicação mais comum foi a de que o bolo surgiu no Egito Antigo e que se confunde com a história dos pães. Depois disso, os antigos gregos o aperfeiçoaram e a diferença mesmo veio durante o Renascimento . Já no caso específico do Brasil, o primeiro bolo a que se tem notícia seria o Pão-de-ló, de origem portuguesa.  Aliás, o Pão-de-ló é literalmente o “pão prá toda obra” , rs… E vai ter um post especial com a receita que eu uso geralmente nos meus bolos com pasta americana.


2 Comentários

  1. [...] vou apresentar a vocês a primeira receita aqui do blog. Como eu havia mencionado no post sobre a origem do bolo o pão-de-ló é um dos primeiros tipos de bolo no Brasil a que se tem [...]

  2. Conteville disse:

    muito bom mesmo

Deixe seu comentário