O tal Chocolate

Não sei vocês, mas é bem complicado para mim ficar mais de uma semana sem comer nem que seja um mísero pedacinho de chocolate.

Como boa chocólatra, fico feliz em saber que o chocolate faz bem a saúde.  Medicos explicam que além de benefícios cardíacos, ele nos dá uma sensação de prazer, pois estimula liberação de serotonina.

Mas não pense que por causa disso, podemos comer logo uma barra inteira de chocolate ao leite, ou uma caixa de bombom sem culpa. O chocolate é bastante calórico, até serve como fonte de energia, desde que vocês as gaste, caso não queira ganhar quilinhos a mais, rs. Além disso, deveriamos dar preferência ao chocolate amargo, pois essa versão que não contém leite, tem maior quantidade de cacau.

E alguém sabe de onde surgiu o chocolate?

Encontrei uma versão resumida no site da Arcor:

Os primeiros vestígios da descoberta do chocolate são de 1.500 a.C. e vêm da civilização Olmeca que habitava o México na época. O cacau foi aproveitado posteriormente pelos Maias e Aztecas em forma de bebida, considerada sagrada. Nas cerimônias religiosas, o cacau torrado era servido com especiarias e mel. Os conquistadores espanhóis introduziram a delícia na Europa, onde era considerado um alimento especial por seu valor nutricional e energético. Inicialmente somente mulheres, sarcedotes e nobres o consumiam em cultos da Igreja Católica, depois o cacau foi se popularizando e se diversificando com a adição de outros ingredientes.  Os suíços tiveram a idéia de misturar o cacau ao leite, dando origem ao chocolate como nós conhecemos hoje. Típico de clima tropical, o cacaueiro encontra no Brasil um ambiente ideal para o seu cultivo, principalmente nas regiões do Espírito Santo e o sul da Bahia, Ilhéus. Hoje, nosso país é o maior produtor da América Latina e um dos maiores do mundo ao lado da Costa do Marfim, de Gana e do Equador.

Fonte: http://www.arcor.com.br/curiosidades/historia-do-chocolate

Impressionante como o assunto chocolate é infinito. Aguardem que tem muita coisa ainda para falarmos dele 😉

 

Mundo Cake Designers
Post Anterior
Próximo Post

Veja também