Quero ser uma Cake Designer, e agora?

   Acredito que 9 em cada 10 pessoas que estão atualmente trabalhando como Cake Designer, nome dado àqueles que trabalham basicamente com Confeitaria Artística não planejou essa profissão. Geralmente pensamos em uma daquelas profissões já bem conhecidas como advogado, engenheiro, médico, publicitário, entre tantas outras… Depois por necessidade, vinda de filhos ou até mesmo um hobby a guinada para a Confeitaria Artística acontece.

   Frequentemente recebo emails de pessoas perguntando como começar na área de decoração de bolos, como trabalhar com cupcakes, doces finos, chocolate… E fico pensando: poxa, ao contrário das demais profissões não podemos indicar uma graduação em Cake Design. Vocês já pensaram nisso?

   Existem cursos em outros países como o Cake Techniques & Design nos Estados Unidos, e já temos iniciativas de vários profissionais com cursos de longa duração na área também aqui no Brasil. Então uma pessoa que quer começar profissionalmente com isso o que faz? 

   Eu confesso que tinha um pouco de preconceito com o curso de Tecnologia em Gastronomia. Pensava que não haveria necessidade de fazer um curso desses para aprender Confeitaria, mas gente eu me enganei. Para aqueles que desejam trabalhar com isso, acho sim importante um curso desses no currículo. Isso porque você aprende a cozinha como um todo, conhece ingredientes, manipulação de alimentos, nutrição… Informações que eu julgo importantíssimas para quem vai atuar na área. Claro que dá para trabalhar sem essa graduação, mas quem tiver oportunidade eu recomendo.

_DSC0439

   Em paralelo à isso, acho imprescindível também fazer cursos com profissionais da área. 

   Comprar muuuitos livros, revistas especializadas e participar de feiras e congressos da área é fundamental. Além disso, muita ideia bacana e as novidades quase sempre vem do exterior. Então blogs e sites também são uma ótima fonte de conhecimento.

   Já ouvi alguns profissionais comentarem, e eu apoio totalmente: fazer cursos de desenho, arte… Comecem a notar, os trabalhos mais interessantes e inovadores quase sempre foram feitos por profissionais que tem conhecimento de desenho industrial, artes plásticas.

   Gente, essa a minha sugestão baseado em tudo que vi e vivi, rs… 

EmpreendenDoces
Post Anterior
Próximo Post

Veja também