Receita – Pão de Ló

Como eu havia mencionado no post sobre a origem do bolo o pão-de-ló é um dos primeiros tipos de bolo no Brasil a que se tem notícia.

Essa receita é a base para a maioria dos bolos de pasta americana que eu utilizo. Aprendi com a mestra Serafina Checo. Alías fica a dica, ela tem uma série de cursos e super recomendo.

Apesar de muito bonitos, os bolos de pasta americana não são muito populares no Brasil por serem considerados secos. Por não poderem ser molhados como os demais bolos, a dica que a mestra Serafina ensina em seus cursos é a de cortar o bolo em várias camadas bem fininhas. Dessa forma, o recheio penetra no bolo e acaba ficando molhadinho.

Mas vamos lá, segue a receita:

Pão-de-ló

Ingredientes:
8 ovos
225 gr (ou 10 colheres de sopa) de açúcar
225 gr (ou 14 colheres de sopa) de farinha de trigo

Preparo:
Numa batedeira em velocidade máxima, bata muito bem os ovos com o açúcar, até aumentar bem o volume. Diminuir a velocidade e aos poucos, adicione a farinha. Asse em fôrma untada com margarina e forno pré-aquecido a 180º C, por aproximadamente 30 minutos.

Variações
Nozes – Após adicionar a farinha, acrescente 1 xícara(chá) de nozes à receita acima.
Chocolate – Retire 3 colheres (sopa) de farinha de trigo da receita e adicione 3 colheres (sopa) de chocolate em pó (32% cacau).

Dicas
Empregue caldas e recheios frios.

Não regue o bolo com guaraná, cada de pêssego ou abacaxi enlatados. Corre-se o ricos de azedar o pão-de-ló

 

 

Contato:

Serafina Checo – http://serafinacheco.blogspot.com.br/

Receitas
Post Anterior
Próximo Post

Veja também