Tutorial Ombre na Confeitaria – Parte I

Oi gente ! Como estão de 2013? Vamos começar com força total?

Para quem se lembra ano passado havia feito uma enquete no Facebook à respeito do tema do próximo tutorial. O ganhador foi a Moda Ombré na Confeitaria. Como acho que esse é um tema bem abrangente e geralmente usamos 2 tipos de cobertura para bolos e/ou cupcakes (uma fluída, tipo glacê, chantilly e outra de pasta americana), decidi montar esse tutorial dando uma idéia para esses dois casos.

Então, teremos o tutorial sobre moda Ombré na Confeitaria com 4 partes:

Introdução sobre bicos de confeitar
Aplicação de decoração Ombré utilizando bicos

Introdução sobre pasta americana
Aplicação de decoração Ombré utilizando pasta americana

Vamos então começar?

Desde criança, eu via minha mãe usando o famoso bico “pitanga” na decoração de bolo de aniversário e achava bem interessante…Conforme ia me “entendendo como gente”, via que algumas pessoas da TV finalizavam suas receitas com cobertura salgada mesmo (maionese, por exemplo) também com bico de confeitar. Já outras utilizavam para agilizar a produção na cozinha, na hora de rechear empadas, chocolates, etc.. O que estou querendo dizer com essa falação toda é que bico de confeitar é bastante utilizado na cozinha, mesmo que você não seja necessariamente um confeiteiro, cake designer, etc..

Logo, uma das minhas primeiras experiências na cozinha foi com bico de confeitar. E conforme ia estudando Cake Design, os bicos da Wilton foram uma das primeiras “lições”, vamos dizer assim. Mas conforme você aprende sobre decoração de bolo, a Wilton vira referência para mais um monte de coisas: formas, corantes, etc… Além disso tem muita coisa bonita, e índice de idéias no site deles

Então, se a idéia é trabalhar profissionalmente, eu particularmente recomendo fazer a série de cursos da Wilton, disponíveis em várias cidades do Brasil.

Mas para quem não pode ou por algum motivo queira apenas saber o básico sobre bicos de confeitar, segue uma breve explicação.

_______________________________________________________________________________

O Bico escolhido determina a forma de decoração. Existem 6 tipos de bicos de decoração básicos, cada um disponível em vários tamanhos. Observe as aberturas características de cada tipo e a variedade de desenhos que podem produzir.

1) Bico Estrela
Bico Estrela

2) Bico Flor
Bico Estrela

3) Bico Perle
Bico Estrela

4) Bico Folha
Bico Estrela

5) Bico Rosa
Bico Rosa

6) Bico Cesta
Bico Estrela

Fonte: Método Wilton de Decoração de Bolos – Curso I – Confeitando Bolos

_______________________________________________________________________________

Agora que vocês já sabem o básico sobre bicos, vai ficar fácil acompanhar a próxima parte do tutorial sobre a Moda Ombré.

Dai vocês me perguntam: só posso utilizar os bicos da Wilton? Claro que não… eu também compro alguns bicos da Mago. Aliás, eles tem um blog muito bacana, que dá muitas dicas sobre decoração de bolos. Para quem quiser dar uma olhadinha a URL é http://blogmago.com.br/

Desconheço outra marca além dessas duas, se alguém conhecer, fique à vontade para compartilhar conosco, OK?

Alguns exemplos de decoração de bolos utilizando bicos:

Esse foi só um “Overview” sobre bicos. Vocês podem ter mais informações entrando nos sites abaixo, inclusive sobre informações de cursos da Wilton pelo Brasil:

Sites:

Wiltonhttp://www.wilton.com (em inglês)
Magohttp://www.mago.com.br
Celebrate (representando Wilton no Brasil) – http://www.celebrate.com.br

 

 

Tutoriais
Post Anterior
Próximo Post

Veja também