Tutorial Ombre na Confeitaria – Parte IV

Enfim chegamos a última parte do tutorial Ombre na Confeitaria. Foram alguns meses falando sobre o assunto, e vocês perceberam como esse tema não pára de aparecer no mundo dos doces?

Mas vamos aos finalmente:

fondant_frills_01

Ingredientes/Materiais:

– 1 Bolo já coberto com pasta americana
– Pequenas porções de pasta tingida em várias tonalidades da mesma cor para o efeito degradé (entre 5 e 7 tons diferentes, tudo dependerá da altura do seu bolo)
– Forma utlizada para assar o bolo
– Base giratória conhecida como bailarina (opcional)
– Um pouco de água para fazer a colagem da pasta no bolo
– Pequena esteca e/ou boleador

 

Para essa decoração, estou usando uma técnica que aprendi numa das aulas da Craftsy com a Maggie Austin chamada “Fondant Frills”. Para quem não conhece, a Craftsy oferece cursos online com professores top em decoração de bolos nos Estados Unidos. E justamente por serem de lá, são todos em inglês.

Mas vamos lá:

Parte I – Virando o bolo de cabeça para baixo

Já sabemos que bolo de pasta deve ser bem firme e consistente justamente para aguentar esse tipo de “manobra”.  Você deve aplicar um pouco de amido de milho ou açúcar de confeiteiro em cima do bolo para que não grude na plaquinha de papelão que deve ser colocada acima do bolo.

fondant_frills_02

Feito isso, coloque a mesma forma que você assou o bolo de cabeça para baixo, mas voltada para a parte de cima do bolo.

fondant_frills_03

Com cuidado, vire o bolo de cabeça para baixo e trabalhe de preferência em cima de uma bailarina (base giratória)

 

Parte II – Abrindo a massa bem fina e cortando pequenas tiras

Agora você pode abrir as porções de pasta colorida. Use a espessura mais fina possível e que você se sinta confortável de trabalhar como está.

fondant_frills_04

Mantenha-as coberta ou dentro de um plástico até a hora de utilizar para não ressecar.

 

Parte III – Fazendo o “frill”

Existe no mercado umas esponjas de confeitaria, geralmente usadas para quem vai fazer flores com pasta americana.  Se possível, trabalhe com elas. Senão, coloque um montinho de papel (pode ser o papel toalha mesmo) para fazer essa “caminha”. Basicamente você trabalha com a pasta em cima da esponja ou do papel, e com o boleador e com cuidado vai puxando uma das pontas e fazendo esse efeito que parece mais um babado.

fondant_frills_06

 

fondant_frills_07

 

Parte IV – Aplicando as tirinhas no bolo

Comece das tiras mais claras para as mais escuras. Passe um pouquinho de água na lateral lisa da tirinha de pasta, que não tem o babado e delicadamente cole no bolo.

fondant_frills_08 fondant_frills_09

 

Parte IV – Finalização

Depois que terminar tudo, espere mais ou menos 1 hora para desvirar o bolo e a pasta poder ter um pouco mais de firmeza.

Passado esse tempo, desvire o bolo, e com bastante leveza, vá abrindo espaços entre os babados da pasta para enfatizar o efeito.

fondant_frills_10

fondant_frills_11

 

No curso da Maggie, ela finalizou com 2 camadas e com uma flor em cima no detalhe. Vejam só que lindo esse bolo que ela fez utilizando essa técnica que acabamos de aprender:

full_8678_83506_BlueFrills_1

Maggie Austin’s Projects – http://maggieaustincake.com/portfolio/

 

Pronto ! Já temos um bolo decorado com o Ombre utilizando uma técnica com pasta americana.

Mas como estamos em época de Páscoa, para terminar bem a semana, vamos fazer um coelhinho de pasta americana para finalizar nosso bolo Ombre?

O passo a passo você encontra no site Wee love baking – http://weelovebaking.blogspot.com.au/2011/01/year-of-rabbit-little-bunny-topper.html

fondant_frills_12

Gente, espero que vocês tenham gostado dessa semana especial de páscoa e do nosso tutorial da Moda Ombre na Confeitaria.

Feliz Páscoa !

 

 

Tutoriais
Post Anterior
Próximo Post

Veja também